quinta-feira, 20 de julho de 2017

POR QUE FIZ OPÇÃO PELA BMW – OCTOGÉSIMO SÉTIMO DIA




Octogésimo sétimo dia.


Desde os meus primeiros textos sobre essa minha aventura, fiz menção à marca BMW, por diversas vezes, não para fazer propaganda ou por eu estar recebendo algum auxílio financeiro ou qualquer outro.

Quando fiz a opção de comprar uma BMW no ano de 2013, entendi que era a melhor marca do mercado nacional, que se precisasse iria ter o respaldo de uma marca mundial.

Como todos sabem e vem acompanhando no blog, tenho enfrentado problemas com minha moto, desde o dia em que entrei no México até aqui na Cidade da Guatemala onde estou parado em virtude da moto ter apresentado um problema de barulho no motor.

Ontem fui novamente à concessionária e fui informado que o barulho continuava, mesmo após os técnicos terem trocado as peças que eles falaram que possivelmente era a causa do barulho. Pelo visto, vou ter que pagar um motor novo, pois vão trocar novas peças e outras mais até achar o defeito, enquanto isso minha conta só vai aumentando.

Bom. O que eu queria escrever mesmo é sobre a minha decepção com a BMW, mandei o e-mail abaixo, relatando tudo o que tinha ocorrido comigo e vejam a resposta dessa conceituada marca mundial:


Prezados, boa tarde!

Estou fazendo uma viagem pelas três Américas a partir do Brasil. Saí por Corumbá em 28/04/2017. Durante o trajeto a moto apresentou problemas com a embreagem no México. Fui a concessionária SIERRA MOTORS DISTRIBUIDOR BMW da cidade de Monterrey em San Pedro Garza Garcia, onde completaram o óleo da embreagem. Como aparentemente voltou a funcionar a embreagem, segui viagem em direção aos EUA, onde em Laredo, novamente a embreagem passou a apresentar perda de pressão, comprei um fluido e completei o óleo.

Em 06/07/2017, fui a Concessionária BMW ALAMO POWER SPORTS na cidade San Antônio nos EUA,(INVOICE KARTS170533) onde informei da situação anterior e que tinha completado o óleo da embreagem.  Segundo o técnico que verificou minha moto, o óleo que coloquei era de freio por isso a embreagem apresentava problema. Ora? Tudo bem, o óleo era errado, mas e o anterior que era o normal e ela funcionava bem?

Pois bem, foi feita a substituição do óleo e  paguei $59,15 pelo serviço. Nota-se que no momento em que levei a motocicleta, informei que a mesma já havia apresentado problema anterior e não foi tomada nenhuma providencia para se verificar a origem, simplesmente fizeram a troca do óleo.

Novamente segui viagem, pois novamente a moto apresentava sinais que o serviço tinha sido realizado com sucesso.

Em Los Angels a moto, voltou a apresentar problemas com a embreagem e novamente fui a uma Concessionária BMW, em 13/07/2017, desta vez a NEW CENTRURY MOTORCYCLES (INVOICE (78170), que a principio queria abrir todo o sistema e me apresentou uma proposta no valor de $3.000,00 o que considerei um absurdo, pois já havia passado por outras duas concessionárias e em nenhuma delas foi me apresentado um valor como aquele. Pedi então que fosse verificado todo o sistema de embreagem, pois também informei que já havia passado por outras duas concessionárias e o problema não tinha sido resolvido.

Em Los Angels, foi me cobrado o valor de $371.55 ali incluídos outros serviços.
Saí da concessionária entendendo que o serviço executado estava perfeito. Ledo engano, quando cheguei a São Francisco a embreagem voltou a apresentar problemas, ora apresentava pressão ora a pressão sumia.

Consegui andar com a moto por boa parte dos EUA, tendo sempre a impressão que iria ficar parado na estrada. Isso não é normal para uma moto de renome como a BMW.

Resolvi então voltar para o Brasil pilotando, o que foi meu grande erro. Novamente na fronteira dos EUA com o México na cidade de Heróica Matamoros, a embreagem finalmente pois fim a tudo. O óleo vazou e tive que  pagar um transporteno valor de $400,00 até a Concessionária SIERRA MOTORS DISTRIBUIDOR BMW da cidade de Monterrey em San Pedro Garza Garcia.

Segundo diagnóstico o cilindro da embregem tinha estragado e precisava ser consertado. Ora! que beleza! Mais surpreso fiquei quando fui informado que para a reposição da peça levaria quatro dias, o que me custou a bagatela de $240,00 só de hospedagem, fora a despesa total que ficou em torno de $382,00 ai incluídos outros serviços que pedi.

Parece que daquela vez a motocicleta tinha ficado em perfeitas condições. Mentira. A embreagem voltou a falhar durante meu trajeto até a cidade da Guatemala. Durante um certo tempo a moto apresentava a embreagem sem pressão, fazendo com que em diversos pedágios no México ela apagasse.
Finalmente consegui chegar na Guatemala e ai veio a minha surpresa. A moto apresentava um barulho estranho no motor. Não acreditei, novamente levei a moto em uma nova concessionária da BMW agora a BAVARIA MOTORS, que verificou  o seguinte:

"Al momento de realizar la revision de su motocicleta R1200GS  CHASIS: ZX21367. Se detecto un juego excesivo en los engranajes de distribucuion delantera del motor. Por lo que se recomienda el cambio de estos engranajes esperando que el ruido que provocan se elimine. De igual manera no se puede confirmar que solo ese sea el motivo del ruido en el motor hasta no reparar esto de primero. "

Ai vem o meu questionamento, como a BMW do BRASIL vai me ajudar. Como pude passar por tantas concessionárias e não ser atendido corretamente? Porque tive que pagar mão de obra por serviços mal executados?

Agora estou em uma situação difícil. Meu dinheiro esta acabando, estou na cidade da Guatemala, já gastei com Hotel mais de $500,00 de ainda vou gastar mais com a execução do serviço para conserto de minha moto.

Informo que tenho publicado em meu blog que já foi acessado por mais de 30.000 pessoas tudo que aqui esta relatado. Caso queiram verificar segue o link  https://rochaeoalaska2017.blogspot.com/

Nesse blog, conto um pouco de minha trajetória como motociclista. Da minha primeira moto até hoje. Nele vou narrar os acontecimentos que antecedem minha viagem e postar o dia a dia de uma viagem que percorrerá as três Américas, mais de dez países e cerca de 50.000 km em quatro meses de viagem.

Aproveito para informar que estou tentando mandar minha moto para o Brasil de avião pois perdi a confiança em seguir viagem por via terrestre. Desde 2013 possuo uma motocicleta BMW e não gostaria de ter que trocar de marca.

Gostaria de uma resposta.

Para verificação o número do chassi de minha moto é  xxxxxx

Aguardo retorno.


ROGÉRIO ROCHA DOS SANTOS
TEL: SÓ WHATZAP (+55 31 984745905)

Vejam a resposta:


Prezado Senhor Rogério,

Agradecemos o contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor BMW.

Em referência à vossa reclamação, gostaríamos de esclarecer que, após relato com relação à avaria em vosso veículo, contatamos as áreas internas para ciência e providências necessárias.

Informamos que não há viabilidade de antender vosso pedido.

Permanecemos à inteira disposição.

Atenciosamente,

Jack Pontes
BMW Group Brasil
Serviço de Atendimento ao Consumidor
Rua Dr. Chucri Zaidan, 1.240
22º andar - Ed. Golden Tower
Morumbi Corporate
São Paulo-SP
CEP 04711-130
São Paulo - SP - Brasil
Tel: 0800-7073578
sac@bmw.com.br
www.bmw.com.br


Beijos fiquem com Deus











22 comentários:

  1. Pois é BMW... é assim?! Ao procurar uma agência concessionária não temos a segurança de serviço garantido?Nenhum mecânico da marca conseguiu resolver o problema...

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    1. Não resolveram. Montaram a minha moto da forma como a encontraram. Aliás trocaram peças sem necessidade.

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  2. Nossa nem tenho o que lhe dizer tamanha falta de interesse da Marca. Joga esta merda no ventilador.

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    1. kkkk a moto? ou a história?

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    2. A história né kkkkkkkkkkkkkkkk, a moto é cara pode não kkkkkkk.

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  3. Educadamente ele disse... se vira aí meu querido! Se precisar de algo azar o seu!

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    1. Educadamente não dissimuladamente. Infelizmente esperava mais de uma marca de renome mundial Guerreiro.

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  4. infelizmente enquanto a marca tiver fãs e não clientes essa não vai descer do pedestal!

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    1. Por incrível que pareça essa a situação. Gustavo. Minha esperança é que outros aventureiros que como eu rodaram mais de 30.000 Km, tenham contatos melhores e que resolvam melhores seus problemas, caso eles aconteçam

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  5. troque por uma yamaha super tenere 1200, não tem relato de quebras.

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    1. Lúis, por incrível que pareça a moto é boa. O que faltou aqui vou eficiência e qualidade nos serviços que eles prestaram. Essa é minha reclamação

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    2. Luis, até quebram sim e a Yamaha não é um modelo de atendimento não.
      Em termos de durabilidade ainda não li relatos de problemas com o cardã da ST que é uma parte sensível nas GS 1200.
      Eu tenho uma ST 2013 e estou satisfeito. Pode não ter tanta tecnologia embarcada quanto a GS 1200 mas cumpre o seu propósito.

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  6. Fala sério BMW! Vou logo arrumar sua definição:
    B = Bullshit
    M= Mistakes
    W= Worry.
    Essa é a definição suas Siglas! #decepçao #desrespeito #inércia

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  7. Realmente esse problema com a BMW é revoltante pela falta de consideração ao cliente. O minimo que eu esperaria era uma chamada de atenção da BMW as concessionarias que nao resolveram o problema.. Pelo visto vai ficar assim mesmo....a nao ser que vc coloque isso no ventilador para espalhar para outros...conforme disse a Rita .
    Luis henrique...a ST1200 quebra sim.....tive e ainda tenho uma ST1200 2013...resumindo.....antes de vencer a garantia da ST1200, tive a embreagem moida sem explicação da Yamaha que com a merda jogada no ventilador resolveu fazer uma cortesia e consertou a ST1200, porem sem explicar o que tinha acontecido. Assim que retirei a ST da concessionaria levei a outro mecanico de confiança que descobriu o problema ocorrido e que IA OCORRER NOVAMENTE caso nao tivesse sido corrigido. esse relato pode ser achado no "reclame aqui".
    Rogerio, espero que consiga resolver sua situação da melhor forma possivel.....sigo acompanhando seu blog.

    sergiofoz

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    1. Também tenho uma ST 2013 e com certeza elas quebram sim como qualquer outra máquina mecânica!
      Tudo depende do uso e da manutenção que são executados.
      O que estarrece no caso da BMW é o descaso quando se precisa de apoio da rede de autorizadas.
      As motos me parecem robustas mas se tiver o azar de quebrar se inicia um calvário.

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  8. Pois é! A Brasília Muito Wéia é a melhor definição da marca. Se acham mais do que são, cobram peças com referência a ouro, tratam o cliente como um babaca, toda vez que realmente usa a moto, ela quebra. A primeira ST que vejo é ouço falar que deu problema é essa do Patriota. No nosso clube tem várias com km entre 60 e 320 mil km sem quebras, além de troca de óleo, filtros, pastilhas e pneus. As embreagens são trocadas em média a 85 mil km. Nada de anormal. Infelizmente, sua viagem e seu sonho foi interrompido e portanto não há preço que pague tal frustração. Troque de moto, vc não precisa de uma porcaria dessa pra ser aceito entre seus amigos e se precisar, não são seis amigos. Felicidades e bom retorno. Desejo o melhor pra vc. Abraço

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    1. Obrigado pelas palavras Anderson. A questão de aceitação não é o caso. O que queria é ser respeitado como cliente, mesmo não tendo comprado a moto diretamente na concessionária

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  9. Rogério, estava aqui pensando no seu problema, talvez um pouco tarde porque sou um "quadrado digital" e demoro a ver as mensagens, mas estava imaginando como te ajudar. Fiquei indignado com a resposta inconsequente da BMW Brasil. Apesar de ser um fan da marca não imaginava essa resposta a um cliente especial. Esta pessoa que respondeu não está entendendo que você não é um cliente qualquer. Sua história não vai demorar anos para ser conhecida como acontecia antigamente. No mundo digital ela vai ser vista por milhares ou milhões de pessoas em horas ou dias. Será que eles estão entendendo isso? A imagem da marca vai ser arranhada porque essa resposta ao seu problema vai espalhar muito rápido, o equipamento da marca estragou seu projeto e isso é muito grave. Será que o seu caso chegou ao conhecimento da direção da BMW Brasil? Tínhamos que tentar falar com quem decide porque essa pessoa vai saber que a imagem é tudo e o problema da sua moto vai impactar negativamente a imagem da marca. Alguém no topo da hierarquia da marca no Brasil precisa saber e tratar do seu caso. Infelizmente é sábado não conseguiremos falar na empresa, mas se você achar que pode ajudar, segunda feira eu me proponho a tentar identificar alguém que possa ajudar, apesar de não conhecer ninguém na empresa. Desculpe o tamanho da msg, mas estou querendo ajudar a não estragar o seu projeto que é muito legal. Um grande abraço e fique com Deus! Magela

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    1. Obrigado Magela. Quando chegar ao Brasil, vou procurar alguém sim que possa me ajudar, a pelo menos recuperar o que gastei com hospedagem e pelos serviços ruins executados.

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