terça-feira, 2 de maio de 2017

DE LA PAZ À COPACABANA NA BOLÍVIA NONO DIA





Nono dia


Hoje posso dizer que foi um dia especial. Primeiro que acordei por volta das 04h30minmin da madrugada e logo cedo eu, Ricardo e Nilton, partimos para a Ruta De La Muerte/ Death Road/Estrada Da Morte, sem ao menos tomar um café, pois a ansiedade era tanta que nem esperamos os café da manhã no hotel. Vocês deve estar se perguntado, “UAI” (risos) onde o Edison está nessa aventura. Nosso companheiro Edison, resolveu ficar em La Paz para conhecer a cidade mais um pouco.

Logo no início do passeio, ainda por volta das 06h07minmin, fomos parados em um blitz da polícia boliviana, como já estamos acostumados, pegamos nossa autorização para trânsito e nossa carteira de habilitação, vocês já sabem que é pelo menos a décima vez que apresentamos a documentação, mas enfim partimos para a cidade de Coroico, para iniciarmos a subida da famosa Estrada da Morte.

Para se chegar a Coroico, enfrentamos uma estrada maravilhosa, não tem explicação a beleza que ela corta. Coisa de deixar qualquer um babando, são cerca de 120 Km de distância de La Paz, em uma estrada sinuosa, mas linda, não me canso de relatar.

Durante o trajeto até Coroico, enfrentamos temperaturas de um grau, mas compensou o frio.

Começamos a subida por volta das 08h:30min após um breve lanche no início da estrada. Nossa recomendação de nosso especialista Ricardo era para andarmos no em segunda marcha, pois em alguns trechos a largura máxima da estrada é de 3 metros, ou seja bobeou, cai no abismo.

Nosso ritmo de subida foi tranquilo, acho que levamos duas horas no máximo para chegar ao asfalto. Um comentário que foi comum a todos nós que enfrentamos a estrada, é que além de bonita, é também perigosa, mas um pouco curta, claro que em nossa opinião.

Logo após a subida, pegamos o caminho em direção a La Paz para irmos para Copacabana, situada às margens do Lago Titicaca, o maior lago navegável do mundo em altitude. Passamos por La Paz de forma tranquila, pensávamos que iria ser um caos atravessar o caótico trânsito da cidade, mas foi tranquilo.

A estrada que liga La Paz a Copacabana esta passando por reformas, está sendo duplicada, maravilha não é? Então, para se chegar a Copacabana, temos que atravessar o lago por balsa de um lado a cidade de Sã Pablo de Tiquina e do outro Sã Pedro de Tiquina, a balsa é um terror só, pois não sei ainda como navega (risos).

Chegamos a Copacabana por volta das 16h20minm e procuramos logo um lugar para tomar o café da manhã, almoçar, lanchar e jantar ao mesmo tempo como não tínhamos reserva e hotel, novidade (risos), buscamos logo um para tomar aquela ducha.

Agora são 22h:52min horas aqui em Copacabana, já na Bolívia, andamos 350 kms hoje, abasteci cerca de 13 litros, média de 26 Km/L, temperatura ambiente por volta dos 12 graus estava um pouco frio, mas agradável.


Beijos fiquem com Deus.

Vejam as fotos: