quarta-feira, 3 de maio de 2017

DE COPACABANA NA BOLÍVIA À PUNO NO PERU DÉCIMO DIA




Décimo dia

Hoje estamos nos despedindo da Bolívia, esse país é uma república democrática, dividida em nove departamentos. Geograficamente, possui duas regiões distintas, o altiplano a oeste e as planícies do leste, cuja parte norte pertence à bacia Amazônica e a parte sul à Bacia do Rio da Prata, da qual faz parte o Chaco boliviano. É um país em desenvolvimento, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e uma taxa de pobreza que atinge cerca de 60% da população. Dentre suas principais atividades econômicas, destacam-se a agricultura, silvicultura, pesca, mineração, e bens de produção como tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado, segundo a Wikipédia, fascinante, que mistura belezas naturais com um ar de país subdesenvolvido, mas que nos surpreendeu a todos.

Feito o registro na aduana boliviana que não durou mais de dez minutos, fizemos ali mesmo o câmbio das moedas que tínhamos reais, bolivianos e dólares, por Nuevo Sol a moeda oficial do Peru.

Partimos então para a aduana peruana que na parte nossa de pessoa física foi muito tranquila, inclusive lá conhecemos uma garota francesa chama da Lucille, que está fazendo mochilão pela América dos sul. Mas o que mais chamou a atenção nossa foi o funcionário da aduana peruana, nos informar que o sistema estava fora do ar. Vocês já sabem o que ele queria não é? Dinheiro. Ficamos mais de duas horas nas tratativas que o Nilton teve com o sujeito e finalmente após pagarmos R$10,00 por moto fomos liberados para irmos em direção a Puno, seriam cerca de 150Km e no mais tardar duas da tarde estaríamos no nosso destino final de hoje.

Estávamos indo tranquilamente, quando a moto do Ricardo, simplesmente parou, parece que a correia dentada tinha dado algum problema, pois logo pela manhã em Copacabana, já tínhamos levado a moto dele para fazer uns ajustes.

Enfim, foram mais de quatro horas tentando conseguir, chaves especiais, transporte e mecânico, finalmente conseguimos em uma cidade a cerca de 5km de onde estávamos e a moto dele foi rebocada numa carretinha.

Chegamos a Puno por volta das 18h25minm e logo achamos um hostel para ficarmos. Já de praxe tomamos um banho e procuramos logo um lugar para, almoçar, lanchar e jantar ao mesmo tempo. Ah! ia me esquecendo, quando chegamos em Puno, Edison ficou para trás e nos perdemos, mas agora a noite chegou no Hostel, então tudo tranquilo mas um pouco tenso pela situação.

Agora são 22h08min horas aqui em Puno, já no Peru, andamos 200kms hoje, abasteci cerca de 5 litros,  temperatura ambiente por volta dos 15 graus estava um pouco frio, mas agradável.

Beijos fiquem com Deus.

Vejam as fotos: