domingo, 30 de abril de 2017

DE ROBORÉ Á PORTACHUELO NA BOLÍVIA SEXTO DIA

Sexto dia

Ontem quando chegamos no hotel na cidade de Roboré, pensei logo que não ia ser fácil a noite, primeiro por estar ainda agitado com os acontecimentos do dia e depois por pensar que nosso café da manhã não seria lá grandes coisas. Confesso que quebrei a cara com as duas situações, primeiro porque dormi como uma pedra e segundo que o café da manhã, apesar de simples foi muito bom.

Saímos de Roboré, por volta das 07h53minm com destino a Santa Cruz de Lá Sierra a cerca de 500 km, ou seja a viagem não seria muito longa mais também não seria curta. O que não incomodava é que a estrada era espetacular e já tínhamos combinado que a velocidade de cruzeiro seria por volta dos 130km/h, que foi ajustada pelo Edison, para 132Km por ele entender que faria a diferença no final. Pode isso? Brincadeirinha (risos).
Como falei a estrada é simplesmente, tudo de bom para pilotar. Primeiro por ser de concreto e segundo pelas belas paisagens que ela nos proporciona. E foi em uma dessas paisagens maravilhosas que nos deparamos com o que os bolivianos chamam de Torre de David e que o site http://www.boliviaturismo.com.bo/chochis.php , trás a seguinte informação:

“Localizado a 2 km e 300 metros da aldeia. A torre tem uma distância de 800 metros de circunferência. É um ícone da Chochís ea Prefeitura de Roboré que amam e estranhos pela cor avermelhada e solidão. Hoje pode fazer subir a própria cimeira. Ao pé da rocha imponente está localizado na, Santuário Mariano de la Torre, lugar de fé e devoção construído por artesãos locais que têm todos feitos neste site, um museu religioso que a pena admirar. Cada 15 de Agosto e uma igreja de peregrinação em honra da Virgem de Asunta, Chochís e portão de proteção é feito, e milhares de devotos que vêm de diferentes partes da Bolívia.”

A experiência foi sensacional, pois encontramos um grupo de jovens que faziam um retiro e nos receberam de forma carinhosa. Aos meus companheiros após a visita, falei que não tem dinheiro no mundo que paga a experiência que tivemos.

Depois do Santuário, partimos em direção a Santa Cruz de La Sierra, onde chegamos por volta das 15:41. Como a gasolina já estava no final, aproveitamos para abastecer as motos, onde encontramos dois brasileiros que estavam na cidade para estudar Medicina. Agora não me lembro o nome deles, mas sei que um vai fazer opção por Oftalmologia e ou outro por Gastro.

Depois do abastecimento fomos a um restaurante para almoçarmos e depois iríamos para uma concessionária BMW, pois um dos faróis auxiliares da moto do Nilton estava queimado e meu para barro, estava faltando um parafuso. Infelizmente a concessionária não estava mais no local indicado pelo GPS e seguimos então em direção a Cochabamba. Nossa intenção era dormir na saída da cidade, mas seguimos em frente por não encontramos hotel.

Em Moreno a cidade mais próxima não encontramos hotel e após conversarmos decidimos que iríamos para Cochabamba. No meio do caminho o Edison nos chamou e falou que estava com receio do trajeto, uma vez que já estava escurecendo e a estrada era estreita. Nova discussão, quando resolvi parar um senhor que vinha em um pequena motocicleta, se teria mais alguma cidade a frente. A resposta veio rápida Portachuelo, perguntamos se tinha hotel e ele respondeu que sim e para nos ajudar nos levou até lá.

Agora são 22 horas aqui Portachuelo, já na Bolívia, andamos 470kms hoje, abasteci cerca de 26,72 litros, média de 17,58Km/L, temperatura ambiente por volta dos 28 graus estava um pouco quente, mas agradável.