segunda-feira, 14 de agosto de 2017

AS HISTÓRIAS NÃO CONTADAS. – NONAGÉSIMO SEGUNDO DIA




Nonagésimo segundo dia.



Hoje termino de contar essa aventura que durou noventa e dois dias, foram dias maravilhosos, grandes aventuras e também a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que junto comigo viveram essa aventura, sejam elas as que comigo foram viajar ou simplesmente curtiram essa viagem através do blog.

Foram onze países e cerca de sessenta cidades que conheci, relaciono aqui as que dormi, para que possam lembrar de cada uma delas e se quiserem recordar ler os textos que escrevi no final de cada dia. Começo pelo  BRASIL: Paranaíba, Campo Grande, Corumbá, BOLÍVIA:  Roboré, Cochabamba, La Paz, PERU: Copacabana, Puno, Arequipa, Ocana, Nasca, Lima, Chiclayo, Huaquilas, EQUADOR: Tumpaco, Quito, Pesto, COLÔMBIA: Pasto, Cali, Medelin, Sincelejo, Cartagena de ìndias, Bello, Bogotá, PANAMÁ, Cidade do Panamá, David, COSTA RICA:  Puncarena, Libéria,  NICARÁGUA: Manágua, HONDURAS: Tegucigalpa, GUATEMALA: Chiquimula, Heuheutemango, Cidade da Guatemala, MÉXICO: Arriaga, Marquelia, Acapulgo, Matehuala, Heróica Matamoros, Monterrey, Isla,  EUA: Nova York, Washington, Forpayne, Hankamer, Laredo, San Antônio, Artesia, Galup, Kingman, Las Vegas, Firebaugh, Lovelook, Green River, Minden, Pitsburg, Straford.

A viagem como já disse foi maravilhosa, mas também cheia de riscos, foram estradas sinuosas, com grande volume de ônibus e caminhões, serras intermináveis, chuva, rios transbordando, policiais corruptos e acidentes.

Nessa viagem só não contei dos acidentes, pois não queria deixar minha família preocupada e tampouco a do Nilton, Ricardo e Gaúcho, mas felizmente tudo não passou de um susto.

O primeiro tombo que tomei foi na rodovia da morte na Bolívia no dia 02/05/2017. Saímos cedo do hotel para conhecer a RUTA DE LA MUERTE ou DEAD ROAD como é conhecida internacionalmente. Chegamos no início da estrada e como já tinha comentado, meu ABS parou de funcionar. Pensei comigo. Ah! Vai ser só subida mesmo e como vamos andar devagar, não vou precisar de ABS. Começamos a subida de forma tranquila, eu por último, ia tirando fotos com o celular, ficando cada vez mais maravilhado com a paisagem. Em certo momento, vi que tinha um pequeno trecho mais íngreme e como estava tirando fotos, coloquei o celular no bolso e me preparei para transpor o pequeno morro. Iniciei a subida de segunda marcha e no meio dela a moto começou a bater pino e a sensação de que ela ia apagar fez com que eu tentasse voltar para a primeira marcha. Não deu. Apertei o freio e para meu desespero a moto começou a voltar de ré. Olhei para a direita e era só abismo, olhei para a esquerda e só tinha pedra, Meu Deus! O que faço agora? Tombei o corpo para a esquerda e só senti meu rosto batendo nas pedras. Por sorte o local que bati foi em uma pedra chapada. Senti o sangue jorrar do nariz, fiquei branco como giz. Nesse momento percebi que vinha um pessoal nativo me socorrer, era muito sangue. Olhei para a estrada mais a frente e vi o Nilton e o Ricardo descendo correndo, já perguntando se eu estava bem. Respondi que sim, que só estava um pouco assustado. Nossa! o sangue escorria que era uma beleza, mas graças a Deus não quebrei nada, foi apenas o susto. Ricardo levou a moto para um local mais seguro logo acima de onde tinha caído e eu fui andando atrás já pensando como ia explicar o ferimento no nariz. Foi aí que combinamos que iríamos falar que fui alvo de uma pedra por estar com o capacete aberto. Na verdade fui, mas eu que fui de encontro a ela.

O outro tombo foi no dia 31/05/2017, estávamos já na Guatemala, indo em direção a Heuheutenango, tudo corria bem, quando nos deparamos com um trânsito infernal na cidade de Chimaltenango, vi que o pessoal de moto passava pelo acostamento e lá fui eu atrás, devagar. Não sei o que fiz, só vi quando bati na roda de um caminhão que trafegava devagar e girei em cima da moto. Bati com as costas em um estribo de uma camionete que estava parada no acostamento. Nossa que dor. Vi o Nilton se aproximar e perguntar se eu estava bem, falei que sim. Por sorte não cai em baixo do caminhão e nem a moto caiu em cima de mim. Levantei rápido, mas a dor era intensa. Ficamos uns cinco minutos parados enquanto eu pagava ao cidadão, o conserto da porta da camionete. Nem um arranhão nela, mas como estava errado paguei. Seguimos em frente e logo no primeiro posto paramos. Quase desmaiei de dor quando desci da moto. Nilton e Ricardo insistiram para que eu fosse ao hospital local, acabei concordando pois era muita dor. Chegamos ao hospital e fui muito bem atendido, tirei uma radiografia e nada de costela quebrada, comprei os remédios que o médico receitou e andamos até chegar ao nosso destino do dia.

Bom tirando tudo isso, agradeço a DEUS por ter me segurado nessas duas quedas, se Ele não estivesse comigo, teria acontecido algo muito pior.

Bom finalmente encerro hoje meu blog. Novamente agradeço os quase 42.000 acessos, mais de 800 comentários e 31.000 Km rodados. Infelizmente não consegui voltar pilotando como queria.

Quero agradecer novamente ao Nilton, Ricardo e Edison por terem me aceitado no grupo, foi muito bom viajar com vocês.

A cada dia que vivemos nossas experiências, estas servem para nos fortalecer e nos tornar capazes de enfrentar desafios cada dia maiores.
Rocha


Obrigado, beijos fiquem com Deus















12 comentários:

  1. Vc passou por maus momentos, hein xara, mas tambem por bons momentos que ficarao em bom lugar em sua memoria. Foi uma aventura de coragem e determinação, digna dos guerreiros. Bom que vc voltou, esta inteiro e com grandes historias pra contar. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que aventaventura maravilhosa. Vc merece tudo de melhor. Acho vc muito corajoso. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus tudo se encaminhou da melhor forma e hoje está aqui pertinho e com saúde pra contar todas as suas aventuras! Vc foi corajoso, um pouquinho sem juízo qdo atravessou aquele trecho inundado rsrs porém, Vitorioso por ter conseguido agregar tanta gente torcendo por vc, por ter conquistado novos amigos, por fortalecer os laços de amizade de quem já fazia parte desse "clube", por ter vencido os desafios,por ter realizado seu sonho,por ter por ter renovada a sua Fé. Agora é esperarmos pelo livro! Bjos AP

    ResponderExcluir
  4. Desculpa Rogério, mas eu ri do seu segundo tombo, tipo um foi vou atrás rsrs. Mas graças a Deus não foi nada sério. Missão cumprida né e cheia de histórias para contar. Inté a próxima e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela maravilhosa viagem realizada. Sou o Hudson, filho do Mauricio, da FUNED, ele me apresentou seu blog, divulgou essa viagem pra mim, sabia que iria me interessar.

    Acompanhei e li todas as postagens, apreciando cada história, cada paisagem junto dessa ótima equipe de viajantes, estão de parabéns pela coragem e determinação em todo o percurso.

    Foi uma enorme vitória e conquista, tenho certeza.

    Que venham mais!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. O preço de termos uma história p contar...eh vive-la!
    Show de bola!
    Madu

    ResponderExcluir

ATENÇÃO : OS TEXTOS PUBLICADOS ESTÃO PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS.

CASO QUEIRA POSTAR UM COMENTÁRIO, ESCREVA O TEXTO NO CAMPO PRÓPRIO E SELECIONE ANÔNIMO EM COMENTAR COMO E DEPOIS CLICK EM PUBLICAR. NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER SEU NOME NO FINAL